CBTU: mobilização dos trabalhadores obriga governo a aumentar proposta

Devido à mobilização dos trabalhadores da CBTU no País, o governo federal aumentou a sua proposta de reajuste salarial de 2,02% para 7,4%. Até a noite de 13 de junho, os trabalhadores haviam suspendido suas assembleias e aguardavam o retorno da empresa para suas contrapropostas.

Os metroferroviários estão enfrentando a intransigência do governo Dilma, com sua política de arrocho. A CBTU é uma empresa ligada ao governo federal que administra metrô e trens em diversas capitais.

Foi a mobilização dos trabalhadores e, particularmente a repercussão que uma greve provocaria nos metrôs de Recife e Belo Horizonte, que fez o governo federal aumentar sua proposta de reajuste.

Trensurb

Os metroviários gaúchos realizaram no dia 13 de junho um ato público. Eles conversaram com a população sobre a real situação dos trabalhadores, os ataques do governo Dilma às empresas públicas e pressionaram a direção da Trensurb (empresa administrada pelo governo federal) a apresentar um proposta salarial que possa atender aos anseios da categoria. A empresa ofereceu 6,49% de reajuste. Os trabalhadores querem 22%
.