Começou a negociação da Campanha Salarial!

No dia 16/4 (terça-feira), houve a primeira reunião de negociação com o Metrô. Diferente do que o Sindicato reivindicou, a empresa recebeu apenas seis representantes para a negociação. Por isso, a reunião começou com a reivindicação de que as negociações sejam feitas com a Comissão eleita pela categoria. As reuniões de negociação serão por temas e os primeiros temas foram Steps (horizontais e verticais) e Metrus.

STEPS HORIZONTAIS E VERTICAIS

Cobramos uma resposta oficial sobre o não pagamento dos steps horizontais para os trabalhadores que receberam a advertência ilegal por causa da greve de 28/11. Apontando a ilegalidade e prática antissindical desta atitude e também dizendo que essa postura descumpre o acordo assinado na Campanha Salarial do ano passado. Os representantes do Metrô alegaram que de fato a advertência foi contabilizada para definir quem era elegível ou não. O Sindicato afirmou que esta atitude é extremamente ilegal, que há um processo jurídico cm curso sobre o tema e reivindicou que a empresa mude de postura em relação a isso.

No que diz respeito aos steps verticais, o Sindicato exigiu que os pagamentos sejam feitos. O Metrô alegou que está fazendo o levantamento da quantidade de pessoas que estão sendo prejudicadas com isso para avaliar o impacto nas contas da empresa. O Sindicato reafirmou o entendimento de que o plano de carreira dos técnicos deve ser cumprido e que não pagar os trabalhadores também é quebrar o acordo de 2023. A empresa não deu respostas definitivas nem sobre os steps verticais e, nem sobre os horizontais. Ficou de trazer retornos sobre estes temas nas próximas reuniões.

METRUS

O Sindicato se opôs à intenção de aumento dos custos dos metroviários da ativa com consultas, internações, terapias. No entendimento do Sindicato, o Metrô é responsável por bancar no mínimo 84% do custo com o Plano de Saúde. Isso está presente na Sentença Normativa em vigor que rege os direitos da categoria, assim como também está presente a manutenção do MSI, o plano de saúde dos metroviários da ativa. Neste sentido, se há falta de recursos, a empresa deve aumentar seu investimento no plano, pois a saúde dos trabalhadores é responsabilidade da empresa. Os representantes do Metrô disseram também que irão avaliar o pleito e trazer retorno nas próximas reuniões.

Próximas reuniões e Dia de luta

O Sindicato reivindicou que a próxima reunião seja na quinta-feira, dia 18/4, e propôs que os temas sejam PR 2023/2024 e Plano de Carreira. A empresa topou os temas, mas ainda não confirmou a data da reunião. Este foi um importante dia de luta, com a retirada do uniforme e utilização da camiseta da campanha. A categoria está de parabéns! Este deve ser o espírito das próximas semanas. Vamos seguir firmes na batalha pelos nossos direitos, contra a privatização e as terceirizações!