Concurso Interno para ASM II

No dia 30 de março foi realizado o concurso interno para ASM II. O pleito contava com a oferta de 12 vagas para mais de 550 inscritos e foi organizado pela empresa Caipimes. Desde o lançamento do edital até a realização da prova, diversas irregularidades ocorreram e comprometeram a lisura e igualdade do processo, tais como:

  • – Não cumprimento de prazos estabelecidos no edital;
  • – Listas de convocação alteradas, com a exclusão de participantes sem tempo para recurso e defesa destes;
  • – Quantidade de questões na prova sobre determinado tema diferente da quantidade estabelecida no edital;
  • – Prazo para esclarecimentos e recursos não estava redigido de forma precisa como usualmente definido nos editais de outras bancas examinadoras, ocasionando perda de prazo e prejuízo aos candidatos;
  • – Provas realizadas no período da tarde e da manhã com conteúdos distintos;
  • – Participação na prova de um membro do CTS – Coordenadoria Técnica da Segurança -, área que ministra treinamentos e elaborou o conteúdo da prova, gerando imparcialidade no certame, tendo em vista que 27 questões das 29 na parte específica fazem parte do material em que tal membro participou como revisor.

Frente a estes problemas, o Sindicato convocou uma reunião entre os AS’s para debater o que pretendem fazer a respeito. Os AS’s presentes na reunião decidiram enviar uma carta à direção do Metrô apontando todas estas irregularidades e exigindo uma reunião imediata entre a entidade e a comissão organizadora do concurso (GRH, CTS/OPS), a fim de reavaliar os rumos deste processo. Até a realização desta reunião, solicitamos a suspensão de todo o processo.

Mais uma vez, o Metrô demonstra descaso e incompetência na condução dos concursos internos. Contrata empresa de fundo de quintal, erra prazos e horários que os candidatos deveriam fazer a prova, permite inúmeras irregularidades no processo etc.

É importante ressaltar que a realização de concurso interno para ASM II foi fruto da briga da categoria contra as indicações que o Departamento fazia para estes cargos e contra a possibilidade de realização de concurso externo para estas vagas. Mesmo assim, a empresa consegue conduzir este processo de forma tão incompetente que prejudica a transparência e lisura do concurso.

Deixamos claro que reivindicamos um plano de carreira unificado na GOP, com possibilidade de migração para todos as famílias – OPS, OPE e OPC. Esta é uma pauta de nossa Campanha Salarial deste ano e devemos unificar esta luta nas bases.

Dia 29 de abril, será realizada Assembleia da Segurança, às 10h30 e 16h, para decidir a posição dos AS’s sobre os rumos deste concurso interno.

Assembleia da Segurança, dia 29 de abril (terça-feira), às 10h30 e 16h, no Sindicato. Vamos decidir a posição dos AS’s sobre os rumos do concurso interno. Participe!