Demissão em massa é ilegal!

Nas últimas duas semanas, o Metrô começou a demitir vários trabalhadores que não estão no PDI. Uma parte das cartas de desligamentos não apresentam nenhuma justificativa e uma parte apresenta uma justificativa que entendemos improcedente

A necessidade de redução de custos do Metrô é questionável, ao mesmo tempo em que demite, a empresa promove por indicação para o cargo de Supervisor Metroviário. Como já dissemos anteriormente, esse cargo só serve para furar a greve da categoria e facilitar o fim da empresa pública e dos nossos empregos.

O Metrô público está bancando parte do contrato das linhas privadas. Dos recursos das tarifas, apenas 37 centavos fica para o Metrô público. A empresa não pode seguir bancando as linhas privadas e ficar demitindo funcionário.

Além disso, o Metrô parece estar testando e abusando da recente decisão do Supremo Tribunal Federal. Esta decisão determinou que deve haver alguma justificativa para a demissão em empresa pública. O departamento jurídico do Metrô, a partir de orientação do Presidente da empresa, parece estar usando a vida de trabalhadores, pais e mães de família, para testar uma tese jurídica. Um verdadeiro absurdo.

O Sindicato vai fazer uma denúncia no Ministério Público do Trabalho contra a demissão em massa e buscar todo tipo de apoio político para reverter as demissões.