Indicações no OPS

Contemplando os rumores existentes no departamento de segurança, no dia 29/10 a empresa divulgou uma lista com os nomes de 17 Agentes de Segurança (ASs) a serem promovidos ao cargo de Supervisor de Segurança (SSE), e a confirmação de mais dois nomes que já ocupavam o cargo por indicação de Supervisores Gerais (SGs).

Junto com a lista, o departamento também divulgou os critérios que foram utilizados no processo de seleção, esclarecendo que, após o devido treinamento, os ASs relacionados passarão a receber salário substituição.

O que causou grande descontentamento entre os funcionários da segurança é que os referidos critérios apenas foram divulgados no momento do anúncio dos nomes dos 19 contemplados, e que a quantidade de ASs que se enquadram nestes mesmos critérios certamente é muito maior que 19.

Avaliando a situação por esta ótica, chega-se a conclusão de que o critério que foi realmente decisivo para as promoções no departamento de segurança foi o famoso “QI”, ou seja, de quem indicou.

Não queremos afirmar aqui que os contemplados não fazem jus às vagas, mas que seria mais justo se todos conhecessem os critérios para as promoções e que todos concorressem em pé de igualdade às vagas em aberto.

Torna-se urgente, portanto, que a empresa implante um plano de carreira, bem como que, novamente, o metroviário de qualquer área possa concorrer às vagas oferecidas pela empresa e que tenha a sua expectativa de ascensão profissional contemplada.