INFORME DOS ELEITOS PARA OS CONSELHOS FISCAL E DELIBERATIVO DO METRUS

Conforme nota divulgada pela direção do Metrus, existe um processo em fase de execução, onde o passivo, só desta parte, tem o valor de 183 milhões de reais. Existe outro sobre o mesmo tema, ainda em andamento, que somando-se a este chega a um total de mais de 500 milhões de reais.

Estes processos decorrem de uma empresa que prestou vários serviços ao Governo do Estado na década de 1980 e 90, e que se utilizava do Metrô pra contratar os empregados num projeto chamado “TURMA DA RUA”. Na época a área do Metrô que cuidava deste projeto era a área de benefícios, onde era gerido pelo Metrus um departamento do Metrô. Com a criação do Metrus, como Instituto de Previdência, este projeto passou a ser administrado pelo instituto. Em 1995 este projeto foi extinto a mando do Governo do Estado e, como era terceirizado, a empresa cobra estes valores, sendo que no processo o CNPJ que aparece é o do Metrus, e não o do Metrô.

Temos acompanhado a tramitação deste processo e nos Conselhos é unânime a certeza que esta dívida é do Metrô, tanto que em várias oportunidades foi enviada correspondência à empresa, que assume a responsabilidade inclusive constando em suas demonstrações contábeis a previsão de pagamento do mesmo.

Alertamos a categoria e a entidade sindical no sentido de que esta questão seja observada com muita atenção e que faça parte da nossa pauta de reivindicações a exigência que a empresa cumpra com suas responsabilidades assumindo o pagamento do débito antes que o Tribunal encaminhe confisco de recursos pertencente à aposentadoria dos metroviários. E se necessário que o Sindicato ingresse com as medidas judiciais cabíveis para defender nossos recursos.