Linha 15: Metrô reafirma retirada dos OTs e nega reunião com Sindicato

Ontem (22/8) a direção do Metrô enviou carta ao Sindicato reafirmando que está avançando nas providências para a retirada dos Operadores de Trem (OTs) dentro dos trens da L-15 e negando pedido do Sindicato de uma reunião sobre o tema

A carta mostra mais uma vez o autoritarismo da gestão Silvani Pereira e a aplicação dos planos de precarização e privatização do Metrô.

Com proposta de 44 trens sendo comprados sem cabine, a maioria para Linha 2, já está nítido que o projeto da empresa é acabar com os Operadores de Trem. Isso está a serviço da privatização e do lucro de alguns poucos empresários, como se vê no processo de venda da L-15 para a CCR. Também deixa o sistema mais inseguro e problemático ao usuário.

É fundamental que a categoria se coloque contra essa medida, que visa precarizar o serviço dos metroviários e coloca a população em risco ao tirar mais uma camada de segurança do sistema, que são os operadores.

Isso vem em conjunto com acúmulo de função dos ASMs I e também a tentativa de acabar com os OTMs I e II (Estação). É o projeto da Linha 4.

Temos que lutar contra esse desmonte! Já aconteceram setoriais organizadas no tráfego da L-15 e os adesivos estão sendo distribuídos pelas áreas contra essa medida. É muito importante que todos usem os adesivos, para mostrar que não vamos aceitar o desmonte da empresa em nome de interesses privados. E que todos os operadores das demais linhas participem das setoriais para debater esse ataque, preparando uma assembleia para definir os próximos passos da mobilização para barrar essas medidas!

 

  • Pela manutenção dos Operadores de Trem dentro dos trens! Queremos trens com cabine na L-15 e nos novos!
  • Fim do acúmulo de função para os ASMs I. Por um Plano de Carreira decente, negociado com os trabalhadores!
  • Manutenção dos OTMs I e II (Estação) e retomada de suas funções
  •  Por mais contratação!