Metroviários e ferroviários realizam paralisações em cinco Estados

Metroviários e ferroviários de cinco Estados estão em Campanha Salarial e vão realizar paralisações. Os metroviários de Belo Horizonte já estão em greve desde segunda-feira (14/5). A partir de amanhã (15/5), os metroviários de Recife e os ferroviários dos Estados de Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte vão paralisar suas atividades.

Os metroviários e ferroviários protestam contra a proposta da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) de não reajustar os salários este ano.

Entre as reivindicações, está a reposição da inflação, o que representa um reajuste de 5,1%. Os trabalhadores também exigem gratificação de desempenho por passageiro transportado, pagamento integral de plano de saúde e adicional noturno de 50%.

Em Belo Horizonte, o Sindimetro-MG (Sindicato dos Empregados em Empresas de Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais) calcula que entre 210 mil e 230 mil passageiros estão sendo afetados pela paralisação.

Em Recife, a greve está programada para começar às 22h de segunda-feira (14/5). Em Natal, João Pessoa e Maceió, a greve começa à 0h de terça.

Na capital do Rio Grande do Norte, além das reivindicações comuns às outras cidades, o Sintefern (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias no Estado do Rio Grande do Norte) pede ainda que os trens que estão parados desde outubro – três dos quatro existentes – voltem a operar.