Nota de repúdio ao candidato à presidência da República Levy Fidelix sobre suas declarações homofóbicas

homofobiaNós, do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, repudiamos a lamentável declaração do candidato à presidência da República Levy Fidelix no último debate entre presidenciáveis na Rede Record de Televisão, no dia 28/9.
Como representantes das trabalhadoras e trabalhadores metroviários, lutamos diariamente contra toda forma de opressão, perseguição e preconceito contra os LGBT, que estão inseridos em nossa categoria e em toda sociedade.

Em um país onde um LGBT morre a cada 28 horas, vítima da homofobia e pela da falta de políticas públicas para esse setor, é  um verdadeiro escândalo a fala deste candidato no debate, uma apologia à homofobia o que caracteriza o discurso de ódio e discriminatório e incentivando a intolerância, podendo culminar em crimes brutais, como o que vimos recentemente no caso de João Antônio Donati, jovem homossexual encontrado morto em Goiânia.

São justamente atitudes como essas, em especial partindo de personalidades públicas, que precisam ser repudiadas por toda a sociedade, pois é esse tipo de manifestação que alimenta a violência cotidiana contra as pessoas LGBT.

Por isso reivindicamos a necessidade de leis que, especificamente, tratem de criminalização da homofobia, como PLC 122 que tramita no Congresso Nacional, assim como outras ferramentas que mobilizem em todas as esferas públicas por direitos humanos e igualitários a todos.