Orientação do Sindicato sobre a Linha 17 – Ouro

Nos foi informado que algumas chefias estão procurando metroviários interessados em iniciar a operação da Linha 17 – Ouro.

A Linha 17 é uma linha privada, concedida à CCR há mais de 8 anos. Não é novidade para ninguém o grave problema de quadro de funcionários existente na empresa hoje.

Sempre defendemos que toda a malha metroferroviária seja estatal, inclusive a Linha 17. No entanto, o que o governo Tarcísio quer é iniciar as operações da Linha 17 utilizando recursos públicos e trabalhadores do Metrô estatal para servir aos interesses da linha privada, o que mostra também as contradições da privatização.

A orientação do Sindicato, a partir da reunião do Conselho Deliberativo, é de que nenhum metroviário deve individualmente se dispor a se transferir para a operação da Linha–17 sem que haja decisão coletiva da categoria na assembleia.

No próximo dia 28/10, haverá assembleia da categoria, onde será pautada esta questão e várias outras, como a luta por concurso público, acordo de jornada e plano de carreira.