OTMs1 querem direitos iguais!

Por que os OTMs1 não recebem adicional de periculosidade?

A Operação sempre foi a linha de frente do Metrô, sobretudo os funcionários de Estação. Além de executar o serviço técnico, ainda são os responsáveis pelo primeiro atendimento à população. O Metrô de SP sempre foi bem avaliado por seu atendimento dispor de um quadro de empregados treinado e cortês, que sempre esteve disposto a atuar nas mais diversas situações. Estes funcionários estão expostos às mais diversas reações vindas da população e não são raras as ocorrências que envolvem agressão.

Mesmo que os OTMs1 não possam atuar em casos de maior risco, seria ingenuidade não afirmar que estes acontecem independente de suas vontades. Muitos são os motivos: o aumento de pedintes e ambulantes, o quadro reduzido nas estações, a ausência de duplas de ASMs nas estações etc. Todos os dias surgem mais relatos de agressões aos OTMs, que não recebem periculosidade em virtude deste risco!

Além da realidade das agressões, existe hoje nas estações uma demanda grande de atuação em equipamentos como elevadores ou recolhimento de objetos na via. Essas atribuições ficam descobertas na falta de OTM3 e OTM2. Muitos funcionários de Estação, contra o procedimento, acabam por atuar em material elétrico por parte da pressão por falta de quadro. Temos certeza que os OTMs1 têm capacidade de operar alguns equipamentos de Estação, desde que mediante treinamento e pagamento de adicional de periculosidade!