PLEBISCITO POPULAR CONFIRMA: O POVO DE SÃO PAULO É CONTRA AS PRIVATIZAÇÕES

O Plebiscito Popular, organizado por sindicatos e movimentos populares, contou com 897.431 votos, coletados ao longo de dois meses de intensa mobilização. Urnas estrategicamente distribuídas em pontos de grande circulação, como estações e terminais de transporte público, garantiram a representatividade do resultado.

O resultado é claro: a população de São Paulo rejeitou maciçamente as propostas de privatização dos serviços públicos lideradas pelo governador Tarcísio de Freitas.

Sintaema, metroviários e ferroviários divulgaram na quinta-feira (16/11) o resultado da apuração do plebiscito popular que consultou a população sobre a privatização da Sabesp, metrô e CPTM. Com o total de 879.431 votos a esmagadora maioria, ou seja, 99,975% afirmaram ser contra a privatização do saneamento e dos transportes. O plebiscito registrou 0,014% favoráveis à privatização do Metrô, CPTM e Sabesp e houve 0,011% de abstenções.

O plebiscito popular foi uma maneira que os trabalhadores desses segmentos encontraram para dialogar com a população sobre os prejuízos que uma futura privatização da Sabesp pode acarretar. A votação aconteceu durante dois meses com o processo iniciado no dia 5 de setembro e encerrado no dia 5 de novembro. Urnas fixas e volantes foram espalhadas pela região metropolitana e pelo interior do Estado.

A jornada de lutas ainda prevê indicativo de greve unificada para 28 de novembro.

Seguiremos firmes na luta pela manutenção do caráter público das empresas que prestam serviços essenciais à população de São Paulo! Contra as privatizações, terceirizações, pela reintegração dos trabalhadores demitidos na greve do dia 03/10 e pela realização de um plebiscito oficial, para que o povo decida sobre as privatizações.

Resultado do plebiscito popular é entregue ao presidente do Congresso de Comissões da Alesp

Na terça-feira (21/11), representantes dos metroviários, ferroviários, Sintaema e da Apeoesp estiveram na Alesp para entregar para a presidência do Congresso de Comissões da assembleia o resultado oficial do Plebiscito Popular contra a privatização da Sabesp, Metrô e CPTM.

O documento foi entregue ao presidente do Congresso de Comissões, deputado Gilmaci Santos (Republicanos). As categorias reivindicam que o resultado do plebiscito conste no parecer final que será votado pelo Congresso de Comissões. No documento, os trabalhadores ainda solicitam aos deputados que mediem junto ao governo do Estado pela realização de uma consulta oficial sobre a privatização dos serviços essenciais.

O Congresso de Comissões é formado por integrantes das Comissões de Constituição, Justiça e Redação; da Comissão de Infraestrutura e da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento. A oposição resiste para que os deputados tenham mais tempo de debate para o PL. A estratégia da situação é votar nesta quarta o parecer favorável ao PL, preparado pelo relator Barros Munhoz (PSDB).

O Congresso de Comissões voltam a se reunir na quarta-feira (22/11). A situação quer votar o parecer do deputado Barroz Munhoz que é favorável ao PL que privatiza a Sabesp.  Há ainda mais dois relatórios, que é o apresentado pela oposição, e um relatório em separado do deputado Caio França (PSB).