PPP: omitiram o “P” da Precarização

Foi contabilizada mais uma vítima da negligência no trato com as coisas públicas. Na madrugada do dia 01/02, o engenheiro Ricardo Martins, funcionário terceirizado da privatizada L 4 – Amarela, morreu eletrocutado durante o trabalho de manutenção na estação Fradique Coutinho, onde atuava em condições inadequadas e sob a pressão dos prazos, já revistos oito vezes. As PPPs são marcadas pela entrega do dinheiro público em benefício do setor privado, gerando a precarização das condições de segurança e as relações com os trabalhadores, cujo objetivo é garantir o lucro fácil dos parceiros privados dos governos, durante décadas.

O engenheiro Ricardo soma-se às demais vítimas daquela obra, que já contabilizam 9 mortes e 14 incidentes, cujas famílias sequer viram o indiciamento criminal dos seus algozes, mentores das irresponsáveis medidas que culminaram nas fatalidades.

Não obstante da omissão em assumir o papel de provedor do direito de transportes à população, o governo estadual ameaça não só o emprego da categoria, como a qualidade e segurança dos transportes públicos, ao divulgar sua intenção de conceder à iniciativa privada a Linha 5 – Lilás, através das PPPs.

Na contramão, Kassab quer mais carros
Além das recentes declarações catastróficas do governador e do secretário dos transportes metropolitanos, ameaçando ceder a Linha 5 Lilás, o prefeito Gilberto Kassab defende a proliferação de vias expressas para dar vazão ao caótico trânsito da capital.

É a lógica de privilegiar, incentivar, o transporte individual em detrimento do transporte público, indo na contramão da maioria dos especialistas em transporte das grandes metrópoles, que defendem a necessidade da ampliação do sistema de transporte público,
principalmente o Metrô.

Essa é uma batalha dos metroviários junto à população que vive, estuda, trabalha, passeia e se desloca na cidade, dependente dos transportes públicos e carentes de uma atmosfera mais limpa. Essa é uma luta não só do Sindicato e categoria metroviária. É uma luta de todos nós!