PPP é tema de reunião com o Metrô

Conforme estabelecido no acordo coletivo vigente, o Sindicato participou de reunião com o Metrô para tratar do preenchimento do formulário do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), que viabiliza a aposentadoria especial para os metroviários.

Entre os itens abordados pelo Sindicato estão as omissões, insuficiências e contradições que resultam em preenchimentos de PPPs diferentes para cargos, funções e períodos iguais; bem como as omissões, insuficiências e contradições relacionadas às escalas de revezamento e aos agentes agressivos a que os metroviários estão submetidos, sejam eles químicos, físicos, biológicos ou ergonômicos.

Além de fazer questionamentos sobre as funções do tráfego, embora sejam comuns a outras áreas, foi cobrada a atualização e utilização de todos os dados contidos nos documentos oficiais da empresa, como PPRA, mapa de risco, PCMSO e OHSAS que, embora sejam insuficientes para relatar os locais insalubres e ou periculosos, tornam-se indispensáveis para o melhor preenchimento das PPPs.

O Sindicato também cobrou a inclusão de todos os locais de trabalho que já são mencionados pelo OHSAS e os respectivos agentes agressivos identificados para estes locais.

O Sindicato aguarda respostas do Metrô sobre os referidos questionamentos e na próxima reunião encaminhará o estudo de alguns casos da Manutenção e Administração à empresa, como o objetivo de contribuir para o preenchimento correto das PPPs por parte da empresa e facilitar o reconhecimento da aposentadoria especial para os metroviários pelo INSS.