Repudiamos o golpe de Estado na Bolívia!

O presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou sua renúncia neste domingo (10/11). Morales havia anunciado pela manhã a convocação de novas eleições presidenciais no país, mas a oposição rejeitou e partiu em ofensiva comandada por militares.

O que de fato ocorreu foi um golpe de Estado de caráter militar, reacionário e racista, como demonstram os ataques às sedes das organizações indígenas e de organizações dos movimentos sociais. Sindicatos também foram atacados por forças paramilitares.

A elite boliviana provocou o golpe, usando a grande mídia contra o governo eleito. O motim dos policiais e a “sugestão de renúncia”, feita em rede nacional pelo chefe das Forças Armadas, foram decisivos para o desfecho golpista.

A mídia internacional divulga uma versão completamente equivocada da crise. Não está denunciando o conteúdo racial e religioso das perseguições contra os indígenas. As ações violentas promovidas por grupos de extrema-direita, liderados por Fernando Camacho (um dos comandantes do golpe), incluem agressões, linchamentos, queima de residências e depredações.

Se algo parecido ocorresse no Brasil, muitas organizações dos trabalhadores estariam ameaçadas, como o nosso Sindicato. Por isso, achamos importante um posicionamento claro contra esse golpe e a nossa manifestação de solidariedade ao povo boliviano.