Semana da Consciência Negra terá várias atividades! Participe!

20 de novembro, Dia da Consciência Negra, Dia de Zumbi dos Palmares! Vamos nos inspirar na luta daquele que foi um grande líder negro. Vamos somar forças contra qualquer forma de opressão, discriminação racial e preconceito. A desigualdade assim como a discriminação é evidente no cotidiano da população negra, que sem acesso à educação de qualidade é direcionada e obrigada a viver em péssimas condições de habitação e saúde.

Os trabalhadores negros são os que mais ocupam as vagas dos serviços precarizados, recebem os menores salários e têm seus direitos reduzidos. As empresas públicas e privadas, com a finalidade de terem menos encargos trabalhistas, ainda terceirizam os serviços, reduzindo ao máximo suas responsabilidades com os trabalhadores sem maior qualificação profissional.

Lamentavelmente, vem crescendo casos de grupos que promovem a intolerância racial, alguns neonazistas, que pregam a exclusão e  atacam negros, homossexuais e nordestinos. É preciso estarmos atentos, denunciar e cobrar punições severas pelas práticas criminosas desses grupos.

O sistema que oprime e promove a desigualdade somente poderá ser superado pela luta conjunta e a consciência de toda a classe trabalhadora.

– Medidas compensatórias, com ações e inserções, com educação de qualidade e meios que garantam  a permanência da população negra na escola até formação completa;

– 10% do PIB já para a educação pública, com mínimo de 10% dos recursos destinados à educação e dirigido à efetivação da Lei 10.639 que leva a história e a cultura afro-brasileira para as escolas em todo o País;

– Regularizar a titulação dos territórios quilombolas (art. 68 da Constituição Federal,4887/03) que reconhece a propriedade definitiva das terras que historicamente é negada às comunidades remanescentes dos quilombos.

Veja algumas das atividades programadas:

  • 17 de novembro, às 18h30,  no Núcleo da Consciência Negra, palestra  “Unindo Forças contra o Racismo”. Estarão presentes entidades, movimentos, coletivos, indivíduos e interessados em compor o comitê pró-ações afirmativas nas universidades paulistas. Endereço:  av. Prof. Lucio Martins Rodrigues, travessa 4, bloco 3, Butantã. Telefone do Núcleo: 3091-4291. Site: www.nucleocn.org

  •   19 de novembro, às 10h, na sede do Sindicato dos Metroviários de SP.  Debate sobre a luta contra o preconceito racial.

  •   20 de novembro, às 10h, Marcha da Periferia. Concentração e ato na Praça da Sé. Informações: 1marchadaperiferiasp.blogspot.com