Semana da Mulher: programação de atividades

Ato público na estação Sé, dia 10/03, quinta-feira, às 17h30. mulheres

Apresentação de teatro e a participação dos (as) metroviários (as), da população e entidades convidadas. 

Ato contra o machismo  e a exploração:


Sábado, 12/03, às 9h, com concentração na Praça Roosevelt (Av. Consolação, 605 – em frente à igreja)

8 de março:
Dia Internacional de Luta das Mulheres

Lutamos contra o machismo e a exploração!

Em defesa da mulher trabalhadora!

Em 2011, pela primeira vez na história do Brasil, uma mulher assumiu a Presidência do país. Junto com ela, o maior número de ministras mulheres que já houve. Isso é significativo em um país onde a cada duas horas a violência machista mata uma mulher, e a cada minuto cinco mulheres sofrem algum tipo de agressão.

Ao assumir o governo, Dilma garantiu aos deputados um aumento nos salários de 62% e no seu, de 132%. Enquanto isso, o salário mínimo teve aumento de apenas R$ 35,00. Um ataque direto às mulheres, que são 53% dos trabalhadores que recebem o mínimo.

Enquanto mulheres e trabalhadoras, seguiremos reafirmando a necessidade de nossas bandeiras históricas. Nossa luta pela libertação das mulheres segue em frente e só poderá ser vitoriosa com o fim desse sistema de opressão e exploração em que vivemos.

Não basta ser mulher para fazer avançar os direitos das trabalhadoras! É preciso ser feminista e estar identificada com a classe trabalhadora!

Ressaltamos nossa solidariedade às mulheres haitianas e árabes, e a todo o povo, que luta por liberdades e melhores condições de vida!

Histórico do 8 de março

No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, em Nova Iorque, fizeram uma grande greve reivindicado melhores condições de trabalho como, redução na carga diária de trabalho para dez horas e equiparação de salários com os homens (elas recebiam um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho).

A manifestação foi reprimida com total violência e as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. 129 tecelãs morreram carbonizadas.

Em 1910, durante uma conferência de mulheres na Dinamarca, foi decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional de Luta da Mulher”, em homenagem às mulheres que morreram na tecelagem.

Na maioria dos países realizam-se conferências, debates, atos e reuniões, com o objetivo de discutir o papel da mulher na sociedade. Nossas mães e avós já obtiveram muitas conquistas, mas, com todos os avanços, ainda sofremos com salários baixos, violência, abuso sexual, tripla jornada de trabalho e falta de interesse dos governos em investir em saúde e educação.

Então vamos à luta mulherada! Juntas, temos muito a conquistar! Por nós, por nossas avós, por nossas mães, filhas e netas. E por toda a classe trabalhadora!