Situação é crítica no PIT

Falta de funcionários, pressão das chefias, áreas da Vala, banheiros e vestiários sem limpeza com a frequência devida. Estes são alguns dos problemas enfrentados pelos trabalhadores do PIT.

Os funcionários do PIT (da Vala e outros setores) relataram vários problemas que estão acontecendo na área. A pressão é intensa sobre os funcionários para garantir a liberação de trens, com o mesmo cronograma de trabalho de quando o quadro estava completo. Isso gera sobrecarga, fazendo com que os trabalhadores realizem atividades pesadas como a troca de rodeiro mais de uma vez na semana, o que não ocorria antes da pandemia.

Várias atividades estão sendo inseridas no plano de manutenção, como montagem de trens sucateados, medição do diâmetro da roda com mudança de rotina entre outras. Já a NR 10, cuja reciclagem é obrigatória, está sendo realizada on-line na área e a supervisão quer impor que seja feita em meio período, o que pode prejudicar o  treinamento. Outra questão grave é que o número de funcionários da limpeza diminuiu e a Vala, banheiros e vestiários não são limpos com a frequência adequada.

O Sindicato agendará uma reunião entre a Comissão de Funcionários e a Coordenação do PIT para solicitar melhorias e correção dos problemas e injustiças.

Cobras e aranhas

Na semana passada foi encontrada uma pequena cobra dentro da Vala e não é incomum a existência de aranhas. Um relatório da CIPA foi feito e a cobrança à Coordenação é cortar o mato nas imediações do Bloco A e higienizar a Vala.

Dirigida

Sobre a dirigida, a Coordenação informou à Comissão de funcionários que somente um trabalhador do turno da manhã e outro da tarde poderão assumir as atividades de dirigir os veículos de via por dia na Preventiva. Na Corretiva, somente um técnico por turno poderá realizar essa tarefa por dia.

No entanto, a chefia não assume a escala deste tipo de trabalho, transferindo para os Oficiais essa responsabilidade, que pode gerar conflitos e/ou dificuldades frente à distribuição do serviço que é feita pelos supervisores.