Trabalhadores querem negociar novo Processo Operacional (PO)

Publicado recentemente, o Procedimento Operacional (PO) 13-912-A18 trata da “utilização das áreas internas das estações pelos lojistas e empregados a serviço nas áreas comerciais”. A solução apresentada pelo PO é viável em algumas estações, mas não é eficaz nas estações com muitas lojas e/ou áreas internas pequenas.

Os funcionários das lojas devem ter o mesmo direito a condições dignas de trabalho e locais necessários para refeições e sanitários. Mas em estações como BFU, BAS e TAT, a aplicação do PO provocaria aumento significativo de pessoas, prejudicando assim o distanciamento social mínimo exigido devido à pandemia.

O Sindicato quer negociar a implantação do novo PO, para que as condições de cada estação sejam avaliadas com acompanhamento da CIPA e da Segurança do Trabalho.

Os metroviários alocados nas estações citadas anteriormente circularam um abaixo-assinado relatando os problemas, como a falta de local para suas refeições e condições sanitárias precárias.

O Sindicato entrou em contato com a GOP e solicitou uma reunião com a presença da entidade e uma comissão de empregados para solucionar os problemas ou, ao menos, minimizá-los.