3ª Plenária Nacional da Fenametro acontece em abril

Entre os dias 9 e 11 de abril, metroviários de várias regiões do país estarão reunidos em São Paulo para a realização da 3ª Plenária Nacional dos Metroviários. Como determina o estatuto, a atividade tem que ocorrer em até dois anos após o Congresso Nacional, e será um instrumento fundamental para deliberações diante do atual cenário político, como a realização das eleições presidenciais e estaduais em outubro próximo.

Durante três dias, serão discutidos diversos temas, como as conjunturas nacional e internacional, as transformações no trabalho metro-ferroviário, entre elas as novas tecnologias em curso no país, as terceirizações e a expansão do sistema.

Os metroviários também terão a oportunidade de fazer um balanço sobre a atuação da Fenametro e propor um plano de lutas da entidade para o próximo período.

Por imposição do estatuto, a Plenária Nacional será composta por delegados natos (membros da Direção Nacional e do Conselho Fiscal da Federação) e delegados eleitos em assembleia geral ou setorial convocada para esse fim.

A 3ª Plenária Nacional contará com a presença de 76 delegados e delegadas dos oito sindicatos filiados à Federação, sendo 44 eleitos e 32 natos. Estes representantes serão eleitos entre 22 de fevereiro e 26 de março de 2010.

Com mais de 8.400 trabalhadores em sua base, São Paulo será o estado que contará com o maior número de delegados para a plenária, elegendo 20 delegados, com no mínimo 6 mulheres. Rio de Janeiro elegerá 8 (com no mínimo 2 mulheres), seguido de Pernambuco que elegerá 4 (no mínimo 1 mulher), Rio Grande do Sul e Brasilia que elegerão 3 (no mínimo 1 mulher), e Belo Horizonte, Ceará e Piauí que elegerão 2 (no mínimo 1 mulher).

O texto guia, com as propostas da diretoria da Fenametro, estará disponível para a categoria opinar a partir do dia 29 de março. Vale lembrar ainda que a Secretaria da Mulher está estudando a possibilidade de realização do 3º Encontro Nacional de Mulheres Metroviárias às vésperas da plenária.

Em breve serão divulgadas mais informações sobre o encontro e o texto guia.

Com informações da Fenametro.