8º Encontro das Mulheres Metroviárias: dias 2, 3 e 4 de março. Inscreva-se!

8 Encontro de mulheres metroviariasNos dias 2, 3 e 4 de março estaremos realizando o 8° Encontro de Mulheres Metroviárias.É um importante momento para as mulheres dessa categoria se reunirem e discutirem quais são as principais preocupações e problemas que nos afetam, quais as necessidades e como fazer para lutar por elas. Vivemos em uma sociedade extremamente machista, onde o centro do poder econômico e político está nas mão dos homens ricos. As mulheres estão sendo colocadas no mercado de trabalho tirando a mulher do âmbito exclusivamente doméstico e a colocando no centro da produção e distribuição capitalista, porém, nos postos mais precarizados, principalmente na limpeza.

No entanto não é tirado da mulher o grande fardo da obrigação dos afazeres domésticos e da criação dos filhos. E o estado não fornece creche para deixar seus filhos, não há lavanderias públicas, não há restaurantes populares para acabar com o trabalho escravo da mulher. Vivemos uma dupla jornada de trabalho. Uma jornada para garantir seu salário e outra não remunerada para garantir casa limpa, roupa limpa e comida para toda a família.

Hoje, na sociedade, as mulheres são maioria da população, porém isso não se reproduz em nossa categoria, onde somos 18% do total, na segurança somos 10%. Em cargo de chefia essa proporção é muito menor. Isso por si só já demonstra o ambiente machista onde trabalhamos, essa proporção também é refletida na nossa organização sindical. Enfim estamos em um ambiente extremamente masculino e machista onde as mulheres se sentem constrangidas com piadas e assédios.

Na última campanha salarial conseguimos conquistar os 180 dias de licença gestante que foi uma importante vitória, temos que nos organizar para conseguir mais, estamos em meio a uma campanha contra a violência às mulheres, principalmente contra o assédio sexual dentro do Metrô e temos certeza que temos muito mais pelo que lutar e para isso nossa organização é fundamental.

Todas as mulheres que trabalham no metrô podem participar, ou seja, funcionárias do Metrô, funcionárias de empresas contratadas e funcionárias da Linha 4. Acreditamos que todas trabalhamos na mesma empresa.

Participe do 8° Encontro de Mulheres Metroviárias, vamos fortalecer essa luta. Para participar é necessário a inscrição até o dia 25 de fevereiro. Participe!

Acesse a ficha de inscrição aqui.

Imprima e entregue para um (a) diretor(a) ou na sede do Sindicato (R. Serra do Japi, 31 – Tatuapé).