A ELEIÇÃO para a nova gestão sindical está chegando! Eleições Sindicais: de 24 a 29 de agosto/2025. Participe!
No próximo domingo (24/8) até 29/8, sexta-feira será realizada as eleições para a gestão 2025/2028 da diretoria do Sindicato. A coleta de votos começa com urnas itinerantes em todas as áreas, escalas e turnos de trabalho, no Metrô e nas Linhas 4 e 5. Participe!
Conheça as CHAPAS que estão concorrendo nas Eleições
- CHAPA 1 – Unidade Metroviária
- CHAPA 2 – Chapa dos Metroviários e Metroviárias
- (Atual Diretoria) – Para Seguir e Ampliar a Luta
- CHAPA 3 – Reconstruindo os Trilhos Para Lutar
- CHAPA 4 – Nossa Classe
Tire suas Dúvidas:
Quem pode votar?
Segundo o Estatuto do Sindicato, poderá votar todo associado que na data da eleição for sindicalizado por mais de três meses, estar quite com o Sindicato e estiver no gozo dos direitos sociais conferidos no Estatuto.
Os aposentados podem votar?
Sim! É assegurado o direito de voto ao aposentado que continue mantendo a condição de associado e esteja em dia com suas contribuições mensais conforme dispõe o Art. 91º do Estatuto.
O metroviário que não tiver seu nome na relação de votantes poderá votar?
Sim, desde que seja sindicalizado há mais de três meses, o metroviário votará em lista separada. A regularidade do voto será verificada pela comissão eleitoral. Caso a situação do voto esteja regular e não tenha votado em outra área (voto em duplicidade), seu voto será validado e misturado com os demais, garantindo o seu sigilo.
Quais documentos são necessários para votar?
Conforme o artigo 113º do Estatuto, são documentos válidos para identificação do eleitor: Crachá com fotografia (Carteira Funcional da Empresa); RG civil; Carteira de Trabalho (CTPS) ou Certificado de Reservista.
Onde votar?
Diversas urnas circularão por todas as áreas e escalas da empresa. Na semana da eleição, o Sindicato disponibilizará uma urna
no horário das 9h às 18h para a votação dos aposentados inativos, e para aqueles que excepcionalmente não conseguiram votar em sua área.

