Ano de muitas batalhas na defesa dos direitos

Parece que passou voando, mas 2019 foi um ano longo e de muitas lutas na defesa dos direitos e conquistas dos trabalhadores. Os metroviários participaram de várias batalhas, garantindo acordos coletivos da categoria e somando-se aos enfrentamentos populares contra a tentativa de desmonte nacional.

Logo no início do ano, o Sindicato participou de Audiências Públicas que denunciaram a privatização da Linha 15 – Prata e pediram a retomada das obras da Linha 6 – Laranja. Participou ainda dos atos do 8 de março e das grandes manifestações pela Educação em 15 e 30 de maio.

Também ocorreram diversos atos, manifestações, coletas de assinaturas em diversas estações contra a reforma Previdência. A categoria foi combativa e demonstrou empenho na luta em defesa das aposentadorias dos brasileiros e contra os diversos ataques aos trabalhadores e ao povo feitos por Bolsonaro e Doria.

Ao mesmo tempo, a luta do Sindicato na Campanha Salarial garantiu a renovação do Acordo Coletivo, após determinação da Justiça que atendeu a maior parte das reivindicações dos trabalhadores. Em setembro, com ampla participação da categoria, foi democraticamente eleita a gestão Sindicato de 2019 a 2022. Mesmo na reta final de ano, a categoria se envolveu e brigou até a renovação do Acordo de Jornada.

2019 foi um ano intenso e difícil. A categoria metroviária mostrou mais uma vez a força em resistir e defender os trabalhadores. Parabéns a todos!