Após denúncias, empresa limita acesso a registro de falhas

Tela do sistema S-Gut, controle de tráfego do Metrô de São PauloO Metrô dificultou o acesso de seus trabalhadores ao sistema de registro de falhas dos trens, conhecido como S-GUT. As restrições foram implementadas depois de reportagens de vários veículos de comunicação mostrarem falhas de segurança nas composições da frota K, reformadas por empresas envolvidas nas denúncias de cartel, o chamado Propinoduto Tucano.

Vários órgãos de comunicação têm realizado reportagens demonstrando como uma série de ocorrências vêm colocando em risco a integridade de funcionários e de usuários. Porém, entre as últimas quinta (5) e sexta-feira (6), logo depois de a Rádio CBN ter veiculado notícias sobre panes recorrentes na frota K, o Metrô resolveu restringir o acesso ao sistema.

Até a semana passada, os funcionários da área de tráfego do Metrô conseguia acessar o S-GUT. O sistema registra todas as falhas das composições em operação na malha metroviária da cidade. A partir dessas informações é possível verificar a quantidade e o tipo de panes apresentadas por cada trem, a data e a hora dos defeitos.

Dificultar o acesso a informações não resolverá as falhas. O que o Metrô está fazendo é esconder as informações, acobertando os indícios de corrupção que afetam diretamente a população. É mais fácil fingir que as falhas não existem e as vidas dos usuários e metroviários não estão em risco.