Ato contra a privatização da manutenção da CPTM

O Fórum em Defesa dos Transportes Públicos, Contra as Privatizações, realizou um ato público em frente ao Edifício Cidade II, nesta sexta-feira, 27/11, para protestar contra o processo de entrega dos serviços de manutenção da CPTM para a iniciativa privada.

A licitação da concessão destes serviços aconteceu durante o ato, apontando a empresa espanhola CAF (Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles) como a vencedora, e que por isso deverá ser a responsável pela manutenção da CPTM nos próximos anos.

O Fórum mantém a sua posição contrária à entrega dos serviços públicos para a iniciativa privada, com o objetivo de garantir a manutenção da qualidade do transporte e os direitos e conquistas dos trabalhadores, que têm a competência e experiência suficientes para continuar prestando serviços para a população.

O Fórum em Defesa do Transporte Público, Contra as Privatizações, é formado pelo Sindicato dos Metroviários de São Paulo; Sindicato dos Ferroviários de São Paulo; Sindicato da Sorocabana (Sinfer); Sindicato da Central do Brasil; e Sindicato dos Condutores de São Paulo.

Bilheterias
Os trabalhadores das categorias representadas no Fórum também estão mobilizados contra a concessão dos serviços de arrecadação das tarifas do transporte público para a iniciativa privada.

Para todos eles, há concordância quanto à necessidade de facilitar a mobilidade dos cidadãos em todo o estado de São Paulo, integrando a forma de pagamento das tarifas do transporte público. Porém, também é unanime a contrariedade quanto à entrega deste serviço para a iniciativa privada.

Como definiu o presidente do Sindicato e da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), Wagner Gomes, “o Estado tem gente competente, sim, para gerir todo o processo e reverter o lucro deste negócio para o próprio Estado”. Não precisam os governos estadual e municipal investir bilhões em blindagem das bilheterias e modernização de sistemas e equipamentos, para depois entregar tudo para a iniciativa privada.

Desta forma, o Estado está privatizando o lucro dos investimentos que fez, e é contra isso que o Fórum tomará todas as medidas políticas e jurídicas possíveis.

O edital de licitação da concessão do sistema de arrecadação para a iniciativa privada está disponível para consulta na página eletrônica do Metrô e a abertura dos envelopes que definirá a empresa que tocará este negócio está marcada para o dia 05/01/10, às 10h, no mesmo Edifício Cidade II.