Ato contra o aumento da passagem termina em repressão

Imagem AtivaO primeiro ato contra o aumento da tarifa, que ocorreu no dia 9/1,  teve um desfecho infeliz para os que estavam manifestando por um transporte melhor e justo para a população. A PM impediu com bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral a continuidade do trajeto que seguia até a avenida Paulista. Na ocasião foram detidas 53 pessoas, sendo que 52 já foram soltas.

A manifestação teve o percurso definido em assembleia que aconteceu antes do ato. Saindo do Teatro Municipal, seguiu em caminhada pacífica passando pela avenida Ipiranga até à metade da rua da Consolação, quando o posicionamento policial já demonstrava que não teria o final programado.

Alguns manifestantes mascarados transitavam pela avenida quando integrantes da Tropa do Braço (policiais especializados em artes marciais) cercavam e prendiam diversas pessoas. A partir daí o conflito aumentava com os ataques com cassetetes e bombas. Uma repressão descontrolada lembrou os momentos do mês de junho de 2013.

O preço das passagens subiu no dia 6/1 de R$ 3 para R$ 3,50, um aumento de 16, 67%. O Movimento Passe Livre (MPL) já convocou o 2º Grande Ato Contra o Aumento da Tarifa para o próximo dia 16/1, às 17h, na Praça do Ciclista (avenida Paulista).

Todos contra o aumento da tarifa. Por um transporte público estatal de qualidade!

Imagem Ativa

Fotos: Paulo Iannone