Categoria vota greve em 1º/8

Reunida em assembleia no dia 20/7, a categoria metroviária decretou greve de 24 horas para 1º/8 (terça-feira) contra a privatização e a terceirização no metrô e as Reformas de Temer. Uma nova assembleia será realizada no dia 31/7.

No dia 1º/8 também está agendada a greve dos ferroviários (todas as linhas), já que a CPTM quer reduzir os salários dos companheiros.

Foram votadas as seguintes ações:

. Uso do adesivo em todas as áreas
. Ato Público na Sé, em 25/7, a partir das 17h
. Retirada de uniforme na Operação em 26/7

Também foi discutido e aprovado na assembleia que, no dia 25/7, quando haverá uma reunião com a direção do metrô, será cobrado da empresa a listagem dos metroviários que terão movimentação por conta dos steps e os critérios utilizados para realizá-las.

O Sindicato, na reunião do dia 25/7, exigirá o cancelamento dos descontos das horas do pessoal da Linha 5-Lilás, que se solidarizou com os bilheteiros na madrugada do dia 24/6, na estação Capão Redondo.

Na pauta da reunião o pedido de uma explicação da empresa sobre a anunciada reestruturação de várias áreas da GMT, com implantação de novas escalas, remanejamento de pessoal e desmonte de equipes inteiras. Além disso será cobrado também o fim do treinamento dos SSEs para o Plano de Contingência.

Eleitos os delegados e delegadas para o Congresso da Fenametro

Na assembleia de 20/7 foi realizada a eleição para os delegados e delegadas ao 6º Congresso da Fenametro, que será realizado de 17 a 20 de agosto.

Duas chapas se apresentaram. A Chapa 1 (Resistência e Luta, Fora Temer, Contra as Reformas) e a Chapa 2 (Reconstrução do Sindicato). A Chapa 1, encabeçada pelo companheiro Raimundo Cordeiro, obteve 55% dos votos e levará 36 delegados. A Chapa 2, encabeçada pelo companheiro Wagner Fajardo, obteve 45% dos votos e levará 28 delegados ao Congresso.