Contribuição metroviária para a (re) construção das cidades

Cinco diretores do Sindicato eleitos na Conferência Estadual das Cidades vão representar os metroviários e demais cidadãos na 4ª Conferência das Cidades, que acontecerá de 19 a 23/06, em Brasília, tendo como lema “Cidade para todos e todas com gestão democrática, participativa e controle social”. Por serem metroviários e conhecerem a fundo os diversos sistemas de transporte público de São Paulo, os diretores do Sindicato poderão contribuir de forma efetiva com os debates da conferência e para a efetiva implantação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).

Há muito que dizer sobre o metrô paulistano, por exemplo, que, embora seja o maior do país, tem em seu funcionamento muitos aspectos positivos e negativos.

O fato de viver na megalópole São Paulo também oferece aos metroviários conferencistas muito subsídio para cooperar com propostas de como se construir uma cidade que tenha seus espaços democratizados e para melhorar a vida dos cidadãos.

Durante a conferência, os participantes buscarão propostas para melhorar o transporte, a mobilidade e acessibilidade urbana em cada um dos municípios e estados brasileiros. Além disso, também serão tratados temas fundamentais como habitação, saneamento básico e planejamento territorial urbano.

Esta é mais uma oportunidade que o Sindicato aproveita para levar à administração pública a vontade popular e de contribuir com a formulação de políticas públicas que garantam os direitos dos cidadãos.