Empresa recua e não descontará as horas das setoriais da Manutenção

A assembleia realizada na quinta-feira (21 de junho) no Sindicato discutiu vários assuntos. Entre eles, a ameaça feita pela empresa em descontar as horas paradas das setoriais da Manutenção Linha na Sé e também o DSR (descanso salarial remunerado), a relação com o Sindicato dos Engenheiros nas negociações com a empresa sobre a PR 2012, uma campanha pela realização de um plebiscito de como deve ser feito o pagamento da PR 2012, a periculosidade da manutenção e a devolução do imposto sindical aos sócios e não-sócios do Sindicato.

Veja as resoluções votadas na assembleia:

  • A empresa recuou na sua posição e agora concorda em não descontar as horas das setoriais da Manutenção. Portanto, não haverá o desconto. O acordo com a empresa inclui que o Sindicato abrirá mão da realização de uma reunião setorial na Manutenção Linha (diurna e noturna). A reunião setorial deixará de ocorrer no mês de outubro.

  • O Sindicato dos Metroviários não vai negociar mais a PR 2012 com a empresa em conjunto com o Sindicato dos Engenheiros de São Paulo. O Metrô já aceitou esse pedido feito pelo nosso Sindicato. Infelizmente, o Sindicato dos Engenheiros é contra a PR igualitária.

  • O Metrô aceitou em não mais usar o recém-criado código 012.

  •   A categoria decidiu criar e impulsionar uma campanha para que seja realizado um plebiscito entre os metroviários para decidir como deve ser o pagamento da PR (se proporcional ou igualitária). O Sindicato defende a PR igualitária.

  • Com relação ao adicional de periculosidade da Manutenção, a assembleia decidiu quatro encaminhamentos. São eles: os metroviários não devem preencher o formulário que está sendo encaminhado pelas chefias; os trabalhadores não devem ir às auditorias; acabar com os apontamentos e exigir da empresa a volta da nomenclatura anteriormente usada.

  •  O Metrô concordou em devolver o dinheiro do Imposto Sindical no holerite dos metroviários, mas somente aos sócios do Sindicato. Os não-sócios deverão ir à sede do Sindicato, até o final de setembro, para receber o valor.