Falta de quadro põe Operadores da Linha 2–Verde em alerta

Os Operadores de Trem (OT’s) da Linha 2 – Verde, ao serem ameaçados de serem obrigados a dar uma sexta volta diária, onde estariam confinados a mais de sete horas na cabine por turno, chamaram o Sindicato para, juntos, exigirem da empresa, a extinção dessa nova ameaça de precarização do seu trabalho.

O Sindicato, após comparecimento ao local e a constatação de que o POT do Metrô exige 212 despachos sem a quantidade necessária de operadores para darem, no limite, cinco voltas diárias, entrou em contato com a coordenação daquele posto exigindo reconsideração da medida e negociação, que foi marcada para 5 de dezembro, suspendendo a implantação da sexta volta na linha, que ameaçaram introduzir a partir do dia 1º de dezembro.

Essa situação é resultado da irresponsável falta de quadro em todos os setores da companhia, camuflada pela colaboração através da conversão dos descansos dos metroviários em horas extras.

O Sindicato não concorda e não assinará nenhum acordo com jornadas superiores a oito horas diárias e continuará sua luta para que a Cia. faça a devida adequação do quadro de funcionários objetivando as 36 horas semanais para a operação, para erradicar a superexploração dos trabalhadores.