Globo mente e acusa metroviários do Distrito Federal de sabotagem

No dia 13 de fevereiro (segunda-feira), a Rede Globo, por meio do Jornal Nacional, acusou os metroviários do Distrito Federal (DF) de serem os responsáveis por panes que ocorreram recentemente no sistema. Numa armação grosseira, a Globo mostrou um suposto “plano de sabotagem” dos companheiros de Brasília.

O Sindicato dos Metroviários do DF, em seu site, afirma que não tem envolvimento com o suposto “plano”, defende que seja feita a apuração dos fatos e repudia qualquer tentativa de vinculação do movimento de greve com as panes.

Na mesma nota, o Sindicato lembra que as panes nos sistemas de sinalização, elétrico e mecânico do metrô do DF “são causadas pela ineficiência e ausência de fiscalização nos contratos de manutenção terceirizada”.

“A manutenção do metrô é absurdamente ineficiente, ilegal, cara e gera inúmeros prejuízos à população. Os trabalhadores metroviários, por diversas vezes, fizeram greves para que ocorram melhorias na precária manutenção do Metrô/DF. Cabe ressaltar que a manutenção é feita em média por 300 empregados terceirizados. Esses serviços custam a quantia exorbitante de 126 milhões de reais (o dobro da folha de pagamento dos 1.200 empregados da Companhia), e a permanência de empregados terceirizados na manutenção ainda descumpre decisão judicial”, continua a nota emitida pelo sindicato de Brasília.

O Sindicato dos Metroviários de São Paulo repudia a atitude irresponsável da Globo, que mais uma vez visa prejudicar os movimentos sociais que lutam por melhores condições de vida.

Acesse aqui a nota oficial da Fenametro, elaborada em conjunto com diretores do Sindicato dos Metroviários do Distrito Federal, sobre os últimos acontecimentos.