I Marcha Nacional contra a Homofobia: dia 19/05, em Brasília

Os metroviários e toda a população estão convidados para participar da primeira grande manifestação pública, em nível nacional, contra todas as manifestações de ódio, agressões e violências que são cometidas diariamente contra as lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transsexuais (LGBT). Será no dia 19/05, quarta-feira, em Brasília.

Não se trata de uma atividade setorizada, que envolve uma parcela da população. Tratamos aqui de mais uma ação da sociedade organizada para promover cidadania; para que todos possam viver em condição de igualdade e com liberdade de escolha e de expressão, contra o preconceito. Veja mais detalhes na página eletrônica do Sindicato e participe!

As inscrições devem ser feitas no Sindicato, pessoalmente ou por telefone (2095-3608), até o dia 14/05.

Entenda o movimento
No dia 17/05 é comemorado o Dia Mundial contra a Homofobia, que consiste em todos os tipos de agressão às lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transsexuais (LGBT). A celebração deste dia é uma conquista do movimento LGBT, que conseguiu retirar da Organização Mundial de Saúde (OMS) a homossexualidade como código internacional de doenças.

Mesmo assim, diariamente, 20 milhões de brasileiros assumidamente gays, lésbicas, bissexuais, travestis ou transexuais têm violados os seus direitos humanos, civis, econômicos, sociais e políticos.

Essa situação se agrava ainda mais a partir do momento em que alguns setores da sociedade religiosa decidiram intensificar os ataques aos homossexuais, inclusive utilizando os meios de comunicação para pregar o ódio aos cidadãos e cidadãs LGBT, contrariando o artigo 5 da Constituição, que diz que todos são iguais perante a lei.

O resultado desse ataque tem sido o assassinato de um LGBT a cada dois no Brasil, por conta de sua orientação sexual (bi ou homossexual) ou identidade de gênero (travestis ou transexuais).

Contudo, a I Marcha LGBT exige das autoridades públicas brasileiras a garantia do Estado laico; combate ao fundamentalismo religioso; cumprimento do Plano Nacional LGBT; aprovação imediata dos PLC 122, que trata do combate a homofobia; entre outras medidas.