Periculosidade para AS´s, AE´s e GSI: vamos exigir a aplicação da nova Lei

Foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 10 de dezembro, a Lei 12.740/2012, que garante o Adicional de Periculosidade de 30% aos Agentes de Segurança Metroviária I, II e III, AEs e GSI.

O artigo 193 da CLT foi alterado e agora estabelece que também são consideradas atividades perigosas aquelas que impliquem risco acentuado em virtude da exposição do(a) trabalhador(a) a “roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial”.
 
No dia 12 de dezembro, o Sindicato enviou um ofício ao Metrô cobrando o imediato pagamento da Periculosidade para que a Lei seja cumprida. Como sabemos, a empresa sempre procura adiar ao máximo qualquer benefício aos trabalhadores.

Outros trabalhadores também têm direito ao adicional, como os vigilantes. O Sindicato parabeniza todos os trabalhadores que realizaram uma luta nacional para que a reivindicação fosse transformada em Lei. No entanto, sabemos que só com muita mobilização vamos garantir o pagamento.