Plebiscito nas estações: 10% do PIB para educação pública, já!

O Sindicato continua sua participação na Campanha Nacional pelos 10% do PIB para a Educação Pública, Já!  A coleta de votos está sendo realizada nas estações PSE, TAT, JAB, CNS, BFU e LTR. No dia 6/12 foi realizado um ato, às 17 horas, na estação Sé do metrô.

Participe e vote sim no plebiscito. O governo federal precisa direcionar mais recursos para a educação pública. A situação do ensino público no País é muito ruim e é preciso mudar esse quadro.

Situação lastimável

A situação do ensino público no Brasil é lastimável. Temos o maior índice de analfabetismo da América Latina (9,7%). Os professores ganham muito mal. É uma categoria profissional que, em todo o País, tem de realizar muitas greves. Muitas vezes, longas. As universidades privadas concentram 74% das vagas no Brasil. Já as universidades públicas são sucateadas.

Apesar das promessas de vários governantes, o cenário não apresenta novidades. É só ver a situação atual: o crescimento que o País teve durante os dois governos Lula (2003/2010) não se reverteu em nenhuma melhoria na educação e saúde públicas. Temos mais de 14 milhões de analfabetos absolutos e 29,5 milhões de analfabetos funcionais (aqueles que conseguem ler mas não desenvolveram a habilidade de interpretar os textos).

Isso acontece porque o governo investe muito pouco em educação pública. Diante desse quadro, educadores, entidades acadêmicas e movimentos sociais definiram, por meio de uma avaliação da educação brasileira, que é necessário o investimento mínimo de 10% do PIB (Produto Interno Bruto)  brasileiro para começar a mudar esse quadro.

O governo diz que não há dinheiro para fazer isso. Não é verdade. Hoje se investe cerca de 5% em educação. Para se chegar aos 10%, será necessário um investimento de R$ 160 bilhões a mais no orçamento. Só em 2011, estão previstos R$ 950 bilhões no orçamento federal para pagamento de juros das dívidas interna e externa.

Ou seja, há dinheiro de sobra. O problema é que hoje ele está indo para os banqueiros credores da dívida, as empreiteiras que superfaturam as obras da Copa, os políticos corruptos… Por isso, apoiamos a iniciativa da “Campanha Nacional pelos 10% do PIB para a educação pública já!” e chamamos a população a apoiar e participar do Plebiscito Popular que acontecerá de 6 de novembro a 6 de dezembro.