SEMINÁRIO sobre o Metrus: Dia 28/7, SÁBADO, às 9 horas, no Sindicato

Diante do absurdo aumento nas contribuições que os participantes do Plano I tiveram a partir de maio, o Sindicato obteve uma reunião com a direção do Metrus onde foram encaminhadas as seguintes reivindicações: suspensão imediata do aumento (que chegou a até 46%) e a convocação de uma assembleia geral dos participantes. E que eles justificassem as razões desse aumento sem aprovação da categoria. 

Nessa reunião realizada no último dia 27, a direção do Metrus afirmou que não irá voltar atrás e não convocará a assembleia, pois não está prevista no estatuto do Plano de Previdência e somente no Plano de Saúde. É uma posição autoritária da direção do Metrus, pois o fato de não estar previsto não impede que a assembleia seja convocada. 

Sobre o aumento dos valores, apresentaram uma série de “cálculos atuariais” que a nosso ver não justificam o tamanho do aumento já que o reajuste da categoria em 2011 foi de 8% e o previsto pela projeção era de 7,3%, ou seja uma diferença muito pequena. A única alteração importante que houve de 2010 para 2011 no aumento de despesas do nosso fundo ocorreu por conta da inclusão da Gratificação de Função nos cálculos dos benefícios para aposentadoria. A inclusão ou não dessa Gratificação não pode ser decidida por meia dúzia e sim pelos milhares de participantes que irão pagar a conta.


Vamos reagir
Como já destacamos para a categoria há alguns meses, há uma crise no Metrus e  não é só no Plano de Saúde, mas também no da Previdência. E diante desta situação e da intransigência da direção do Metrus, a diretoria do Sindicato está estudando com nossos advogados quais medidas tomar e também programando um seminário sobre o tema no próximo dia 28, às 9h. Convidamos todos os metroviários interessados em aprofundar os conhecimentos no assunto e procurar saídas para os problemas. 


Seminário sobre o Metrus: 

Dia 28/7, SÁBADO, às 9 horas, no Sindicato. 

Participe!