Sindicato consegue liminar que garante afastamento acima de 60 anos e proteção a metroviários

Mesmo após diversas orientações da OMS e do decreto estadual que determinava o afastamento de pessoas com mais de 60 anos, o Metrô ainda descumpria essa decisão.

Assim o Sindicato entrou com pedido e obteve, em 20/3, liminar que garante o afastamento imediato das atividades presenciais aos trabalhadores que prestam serviços nas plataformas e bilheterias, enquadrados no grupo de risco (idosos com 60 anos ou mais, hipertensos, cardíacos, asmáticos, doentes renais e fumantes com deficiência respiratória e quadro de imunodeficiência), garantindo a todos os direitos e benefícios do contrato de trabalho de metroviários e terceirizados com mais de 60 anos.

A liminar determinou também o fornecimento de equipamentos de proteção individuais (EPI’s) a todos os trabalhadores, inclusive terceirizados, além de álcool gel e luvas, especialmente para funções e nos locais de maior exposição, como estações, bilheterias e plataformas.

Como já foi manifestado anteriormente, o Sindicato defende a realização de plano de contingência, com redução de fluxo de passageiros, trens e fechamento de estações de menor porte. A entidade orienta a todos que se enquadrem em grupo de risco que se afastem em quarentena imediatamente. A vida em primeiro lugar.

Acesse aqui a liminar.