Dia internacional da mulher completa 100 anos! Parabéns a todas as mulheres!

Confira um breve histórico da data e a programação de atividades que celebrarão o centenário do 8 de março! Participe das atividades de celebração do Dia Internacional da Mulher!

8 de março completa 100 anos!

Até 1910, há 100 anos, diferentes datas eram marcadas por lutas das mulheres organizadas, sobretudo em defesa do voto feminino e da denúncia contra a exploração e opressão das mulheres. Foi neste ano, durante a 2ª Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, realizada em Copenhague, na Dinamarca, que a alemã, Clara Zetkin, propôs a criação do Dia Internacional da Mulher. Mas este dia continuou sendo comemorado em diferentes datas, nas diferentes regiões do mundo.A primeira vez que o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no dia 8 de março foi em 1914, para que nunca mais fosse esquecido o dia em que cerca de 130 trabalhadoras de uma fábrica de tecidos foram assassinadas, em Nova Iorque, porque realizaram uma greve para reivindicar melhores condições de trabalho. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. A data só foi ofi cializada em 1975, através de um decreto da ONU (Organização das Nações Unidas).

Participe das atividades de celebração do Dia Internacional da Mulher

No dia 08/03 as mulheres de São Paulo realizarão uma passeata até a Praça da Sé, com concentração na Praça do Patriarca, a partir das 10h.

08/03 – início da Marcha Mundial de Mulheres de Campinas a São Paulo, com chegada prevista em 18/03.
08 e 09/04 – 3º Encontro Nacional da Mulher Metroviária, no Hotel Santa Monica, em Guarulhos.
06, 07 e 08/05 – 7º Encontro
da Mulher Metroviária (local a defi nir).

Obs.:
Em breve divulgaremos a forma de participação das delegadas ao 3º Encontro Nacional e ao 7º Encontro da Mulher Metroviária de São Paulo.