13 de maio: Todos em frente ao Teatro Municipal, às 18h

13 de maio: abolição ou enganação? Vamos fazer do dia 13 de maio o “Dia Nacional de Denúncia ao Racismo”!

Fatos marcados por tragédias ocorrem diariamente por todo o país, e em grande parte com pessoas pobres, que estão no grupo de discriminação por gênero e raça.

O mapa da violência 2011 revela um genocídio: morrem 67,1% mais negros do que brancos. Entre as vítimas, a maioria são homens, jovens e negros; e a três jovens assassinados, dois são negros. De 2002 a 2008, o número de vítimas brancas caiu 22,%. Já entre os negros, as mortes por homicídio aumentaram 20,2%.

No Brasil, os negros ocupam as posições menos qualificadas e menos remuneradas; apresentam níveis mais baixos de instrução, residem em áreas com menos infra-estrutura, sofrem mais restrições ao acesso a serviços de saúde, e quando precisam, eles são de pior qualidade.

Ou seja, esta parte da população brasileira vive situações de exclusão, marginalidade e/ou discriminação sócio-econômica, o que os coloca em posição de maior vulnerabilidade.

É preciso abolir os problemas do racismo, miséria, desigualdade, exploração e genocídio há tanto tempo enfrentados pela população pobre e negra! Diga não ao racismo!