25/11: Pelo fim da violência contra as mulheres

25 de novembro é o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Essa data foi instituída pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em homenagem à luta das mulheres contra a ditadura na República Dominicana. Nesta data em 1960 elas foram detidas e assassinadas após visitar seus maridos presos políticos.

A violência contra as mulheres pode se manifestar de diversas maneiras, desde agressões que causam danos físicos e até a morte como também morais, sexuais e psicológicos. Grande parte das violências ocorrem nas casas e lares. No Brasil, uma em cada quatro mulheres diz ter sofrido violência doméstica. Durante o governo de Jair Bolsonaro, figura conhecida pelas manifestações machistas e misóginas, o País enfrenta o aumento vertiginoso da violência e das dificuldades na realização de denúncias e políticas de enfrentamento a essas situações.

O 15º Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostrou que 3.913 mulheres foram assassinadas em 2020, sendo 1.350 dos crimes classificados como feminicídio. O relatório registrou também a ocorrência de 60 mil estupros, sendo 60,6% de meninas de até 13 anos. A desigualdade de salários entre homens e mulheres também é considerada uma forma de violência, que coage e oprime as trabalhadoras. A situação das mulheres negras é ainda mais grave por conta do racismo que permeia a sociedade.

Neste 25/11 mulheres do mundo inteiro se mobilizam em campanhas e manifestações contra a violência de gênero. No Brasil uma ação vai promover 25 dias de ativismo para o combate pela erradicação das violências. O Sindicato se soma à luta pelo fim de todo tipo de violência contra as mulheres.