5 de abril: Seminário da Campanha Salarial

No dia 5 de abril (sábado), a partir das 9h, a categoria se reunirá em Seminário para definir a nossa pauta complementar da Campanha Salarial. Convocamos todos os metroviários a participarem do Seminário para apresentarem as suas propostas de reivindicações e já iniciarmos nossa mobilização. 

Veja AQUI a pauta de reivindicações protocolada junto à empresa. Se você tem alguma sugestão para a pauta, envie-a para o e-mail [email protected] . 

Preencha a ficha de inscrição para o Seminário e entregue-a a um diretor da sua área ou na secretaria-geral do Sindicato.


Alguns itens de grande importância já devem ser colocados para debate, como:

Periculosidade para os OTMI

O Metrô vem mantendo sua intransigência quanto ao direito de Periculosidade para os OTMI. Constantemente esses companheiros sofrem agressões nas linhas de bloqueios, plataformas e, principalmente, no Embarque Preferencial. As ameaças são cotidianas e a empresa sabe do risco iminente em que estão esses empregados, porém, mantém a ilegalidade, não paga e não abre canal de negociação sobre o tema, conforme havia sido determinado no Termo com o TRT. O Sindicato já recebeu propostas de planos de lutas, tais como suspensão da Operação Plataforma, Embarque Preferencial e outros postos de risco à vida, até que a empresa aceite pagar o adicional. 

Plano de Carreira da categoria

Em nosso Seminário discutiremos propostas para a implantação de Plano de Carreira para a Operação, com critérios claros e objetivos e que englobe também o OPS. No caso da Manutenção já existe uma proposta elaborada pelos trabalhadores. Teremos que discutir então as estratégias para pressionar o Metrô a aceitar o plano proposto. Convocamos também os trabalhadores da área administrativa para que haja uma proposta que contemple esses companheiros.