9º Encontro das Mulheres Metroviárias

Imagem vazia padrãoNos dias 27 e 28/02 e 1°/3 aconteceu o 9° Encontro de Mulheres Metroviárias, em Atibaia/SP. O encontro contou com a participação de 77 mulheres, sendo 11 convidadas, integrando as terceirizadas. A presença só não foi maior porque tivemos várias companheiras que o Metrô não liberou para participar (104 companheiras se inscreveram). Entre as convidadas estavam companheiras de RS, RJ, DF e PE da Fenametro, que gostaram tanto do evento que querem realizar Encontro como esse em seus estados.

No primeiro dia houve uma abertura e uma mesa de conjuntura na sede do Sindicato com a participação da Marcha Mundial de Mulheres, do Movimento Mulheres em Luta, do Grupo Pão e Rosas, da Secretaria de Mulheres do PSOL e do PCdoB. Nessa mesa foram discutidos os ataques aos direitos das mulheres como o seguro-desemprego e o benefício da pensão por morte por meio das MPs 664 e 665.

Em Atibaia começamos com um painel sobre opressões e sobre assédio moral e sexual e depois fizemos grupos de discussão com os temas machismo e violência, outro sobre saúde e direito reprodutivo e outro que juntou a questão das mulheres negras, LGBTTs e trans. Esses mesmos grupos discutiram também a nossa pauta de reivindicações para a Campanha Salarial.
Foi um encontro bastante vitorioso, onde houve discussões políticas sobre a conjuntura e também sobre as demandas das mulheres. Parabéns a todas as mulheres trabalhadoras! Agora é organizar a nossa participação no Congresso da categoria.

Imagem vazia padrão  Imagem vazia padrão

Imagem vazia padrão  Imagem vazia padrão