Tese sobre Movimento Sindical – Ronaldo Campos

MOVIMENTO SINDICAL 

A base deve ser ouvida para termos um Sindicato de luta

Tendo em vista que o modelo de eleição do Sindicato gerou muita polêmica, que o Sindicato está muito distante da categoria e que a organização pela base deve prevalecer; após muitas conversas com diversos metroviários, percebemos que muitos consideraram equivocada a forma de eleição, dizendo que a proporcionalidade deixou a categoria sem um rumo já que cada setor dentro da diretoria tem posições distintas, dificultando ações contundentes feitas em conjunto.

Sabendo que também há pessoas que consideraram corretas as alterações, defendemos que a categoria decida como ela quer que seja a eleição do Sindicato. Acreditamos que temas muito polêmicos em que interfiram diretamente nos metroviários, onde a decisão tomada pode dar novas diretrizes para o próximo período de lutas, devem ser discutidos mais amplamente com a categoria, expondo os prós e contras de cada posição, dando tempo de refletirem sobre o assunto.

Por isso, propomos que no máximo 8 meses após o congresso, deverá haver um plebiscito para aprovação do formato de eleição sindical que a categoria quer. Na cédula deve constar na parte superior: ( ) eleição majoritária / ( ) eleição proporcional; se a resposta for eleição proporcional, na parte inferior deverá ser respondido: ( ) por chapa / ( ) nome a nome na área.

O Sindicato deverá ceder espaço em seus materiais para que sejam expostas as diferentes posições. Estes espaços deverão ser iguais para cada posição para não ferir a isonomia do processo. Somente após a apuração deste plebiscito, todas as alterações de estatuto aprovadas neste congresso serão registradas no MTE e demais órgãos.
Assina: Ronaldo Campos (Pezão) – OT L3