Um novo olhar sobre o Acordo Coletivo – Tese sobre Campanha Salarial

Com aprovação da famigerada Reforma Trabalhista, que suprimiu muitos direitos da legislação, muitas de nossas conquistas devem necessariamente constar em nosso Acordo Coletivo de Trabalho para termos a devida segurança jurídica de seu cumprimento por parte da empresa.

Nesse sentido, cabe ao Sindicato estruturar melhor a pauta de reivindicação e a própria Campanha Salarial para garantir a manutenção dos direitos atuais e abrir espaço para novas conquistas. É fundamental que um Sindicato de nossa proporção tenha uma subseção do Dieese para promover estudos visando subsidiar nossa negociação, bem como ações judiciais decorrentes. Por exemplo, situações como negociação sobre o 042 e 043 não podem em hipótese alguma ficar fora de um acordo, onde a empresa por sua livre vontade determine como tratar isso, que é o que vem ocorrendo; não podemos aceitar mais que a empresa, sozinha, determine quais e como serão tratadas as cláusulas de PLR. Só sobre estes exemplos há diversas experiências em acordos pelo Brasil que desconhecemos e precisamos nos apropriar com máxima urgência.

É preciso determinar quais os tempos e valores de nosso trabalho para mostrar à sociedade qual o valor do nosso trabalho em comparação com a tarifa e comparativos com as demais empresas. Comprovar definitivamente que não somos privilegiados e vagabundos como a mídia e a própria empresa nos tratam.

O Congresso é um momento fundamental para fazer estas reflexões e sairmos com uma nova estrutura para a próxima Campanha Salarial.

Assina: Eduardo Pacheco – PAT