Absurdo: Metrô convoca maiores de 60 anos para trabalho presencial

No dia 14/10, por meio de “Ato do Diretor-Presidente”, foi permitida a todas as áreas a convocação para retorno ao trabalho presencial dos metroviários com idade igual ou superior a 60 anos.

Com relação ao regime de home office, implantado durante a vigência da Medida Provisória 927/2020, o Presidente informou que “todos os aditivos contratuais assinados naquela ocasião foram revogados”.

Ele também afirmou que competirá aos gestores análise e definição de quais empregados poderão trabalhar no regime de teletrabalho. Para isso, “será necessária a assinatura de um novo aditivo contratual”.

É simplesmente absurda a iniciativa do Presidente. O Sindicato é totalmente contra o retorno desses metroviários ao trabalho presencial. Esse retorno somente deverá acontecer após a descoberta de uma vacina ou medicamento contra a Covid-19.
O Sindicato orienta que esses trabalhadores devem permanecer trabalhando em casa. A entidade não aceita essa atitude que joga esses metroviários numa aventura.

Absurda também é a orientação para que os trabalhadores que pertencem ao Grupo de Risco assinem uma carta de próprio punho, acompanhada de declaração médica, pedindo o retorno ao trabalho. Essa iniciativa isenta o Metrô de qualquer responsabilidade sobre a vida dessas pessoas e merece o nosso repúdio.

Uma setorial será realizada HOJE (15/10), às 16h, com todos esses companheiros para discutir o problema. Para participar da SETORIAL no horário, acessem o link: https://join.skype.com/B5KYq9BQflKg