Acidente na Linha 6 privada: tragédia anunciada

Sindicato dos Metroviários de SP exige apuração imediata do caso e denuncia a entrega das obras e operação do transporte público para empresas privadas.

Uma parte da pista local da Marginal do rio Tietê desabou na manhã de terça-feira (1º/2), local onde ocorrem obras de construção da Linha 6 – Laranja do metrô. Conforme informações até o momento, o incidente aconteceu na operação da tuneladora conhecida como ‘tatuzão’.

Segundo o corpo de bombeiros, não há registro de feridos. A obra escavava abaixo do leito do rio Tietê e pode ter atingido parte do leito ou adutora.

Esta obra é realizada pelo consórcio Acciona, que retomou os trabalhos de expansão da malha metroviária em outubro de 2020 após quatro anos paralisada. Em 2007 um desmoronamento no canteiro de obras da Linha-4 Amarela ocasionou a abertura de uma cratera de 80 metros de diâmetro às margens da Marginal Pinheiros e deixou 7 pessoas mortas.

Denúncia

O Sindicato denuncia há anos a entrega das obras e operação do transporte público para empresas privadas. Esse é o resultado da irresponsabilidade das políticas entreguistas aos setores privados que buscam lucros acima de tudo colocando em risco a vida e causando enormes transtorno à população. A entidade sindical exige uma apuração rápida sobre os responsáveis e defende a reversão de todas as privatizações.