Acordo Coletivo é assinado

Sindicato e Metrô assinaram Acordo com manutenção de direitos. Reconquistamos o 42/43, que já está em vigor. A assembleia de 15/5 rejeitou proposta da empresa de alterar datas de pagamento para 15 (adiantamento) e 3º dia útil (pagamento).

Durante a assembleia realizada em 15/5, a categoria discutiu e rejeitou a proposta da empresa de mudar as datas de pagamento para 15 (adiantamento salarial de 40% do salário base) e o restante no 3º dia útil do mês subsequente.

Por enquanto, continuam valendo as datas 20 (adiantamento) e 5º dia útil (pagamento). O objetivo da categoria é o retorno das datas 15 (adiantamento) e 30 (pagamento). Para isso, continua a luta pelas antigas datas. Há também um processo movido pelo Sindicato com esse objetivo, onde tivemos ganho de causa em duas instâncias e agora está no TST.

Foi informado na assembleia que o Metrô concordou em colocar em nosso Acordo Coletivo que as horas trabalhadas das 22h até o final da jornada terão o Adicional Noturno de 50%.

METRUS: Defesa do Plano de Saúde dos Aposentados

A assembleia de 15/5 reafirmou a necessidade de realizarmos, com urgência, uma grande campanha em defesa do Plano de Saúde do Metrus. O fundo de reserva que viabiliza o plano estará zerado em poucos meses. Ou seja, se nada for feito até lá, os aposentados poderão ficar sem o seu plano de saúde e quem estiver na ativa quando se aposentar ficará também.

O Metrô não contribui para o plano. A melhor solução seria a empresa contribuir para o plano, mantendo os  aposentados no MSI.

Discutiremos nas próximas assembleias ações para defender o plano.

Esta luta é de toda a categoria!