ACORDO COLETIVO e SEDE: Categoria cobra cumprimento das promessas do governo

Após uma intensa luta com uma greve vitoriosa, passeatas na Radial Leste, atos políticos no Sindicato, uso de adesivo e amplo apoio do movimento sindical, social e parlamentares que permitiu uma resistência do Sindicato e da categoria, a direção do Metrô e o governo tiveram que recuar da reintegração de posse de nossa sede

Depois da grande pressão dos metroviários, os deputados federais Orlando Silva (PCdoB) e Carlos Zarattini (PT) e o secretário-geral da Força Sindical Juruna reuniram-se com o vice-governador e secretário de Projetos conseguindo a suspensão do despejo com o pacto de se fazer um novo contrato de concessão da sede.

Na conversa os parlamentares obtiveram o compromisso de estabelecer um novo contrato da sede e a renovação do Acordo Coletivo por dois anos, com a garantia de reposição da inflação. Na ocasião a sede estava ameaçada de reintegração de posse com uso de força policial. Fizemos meses de mobilização da categoria em defesa da sede com ocupação, uso de adesivo, manifestações pela Radial Leste e contamos com o apoio de diversos sindicatos e parlamentares.

Os representantes do governo se comprometeram ainda a renovar o Acordo Coletivo de 2021, que foi judicializado, e por mais um ano com a garantia de reposição da inflação. A questão da PR também foi pautada e houve o comprometimento em estabelecer negociação entre o Metrô e o Sindicato.

Um mês depois da reunião, não houve nenhum tipo de documento ou formalização dos compromissos. Precisamos continuar a pressão sobre o governo. Por isso o Sindicato realizará uma assembleia on-line com votação nos dias 28 e 29/10 para definir as próximas ações e passos na luta em defesa da sede e dos direitos dos metroviários.

  • LIVE do Sindicato. A partir das 18h.
    Acesse as redes do Sindicato (YouTube ou pelo Facebook).
  • ASSEMBLEIA ON-LINE, dia 28/10, quinta-feira,  a partir das 19h, com duração de 24 horas.
     Para votação acesse AQUI!