Advogado suspeito de abuso ficou três dias preso

O advogado Walter Dias Cordeiro Junior, de 46 anos, preso em flagrante sob suspeita de molestar uma jovem de 21 anos dentro de um vagão do metrô, foi solto ontem (17). Ele estava preso desde a última sexta-feira (14), dia em que teria ocorrido o crime. A Secretaria de Segurança Pública informou que ele foi solto após pagar fiança. O valor não foi informado.

Cordeiro Júnior foi desligado dos quadros da Corregedoria Geral da Administração, órgão da Casa Civil do governo do Estado, após a prisão. Ele desempenhava a função de corregedor desde 2 de fevereiro de 2002.

Segundo o delegado titular Valdir de Oliveira Rosa, da Delpom (Delegacia de Polícia do Metropolitano), Cordeiro Junior, que se encontrava vestido com terno e gravata, foi preso depois de "retirar o pênis ereto para fora das calças, comprimindo-o contra as nádegas da jovem, que passou mal e teve um pequeno desmaio".

A agressão, cometida no horário de pico de passageiros do metrô, entre as estações República e Belém, foi testemunhada por outra passageira e por um rapaz, que acudiram a estudante. Desde janeiro, a Delpom registrou 53 agressões sexuais contra mulheres no metrô. Três foram consideradas "importunações graves".

O Sindicato dos Metroviários de São Paulo, por meio de sua Secretaria de Assuntos da Mulher, vem desenvolvendo uma campanha contra o assédio sexual nos transportes públicos com grande repercussão na mídia e na população.

Infelizmente, a Rede Globo continua veiculando uma quadro do programa Zorra Total onde ocorre o incentivo à violência sexual dentro de um vagão do metrô.

No dia 5 de outubro, a Secretaria de Mulheres protocolou, na sede da Rede Globo em São Paulo, sua exigência de que seja retirado do quadro o trecho onde ocorre o assédio sexual. O quadro continua indo ao ar com a cena de violência.

O Sindicato continuará sua campanha a fim de que esse incentivo à violência sexual tenha fim.