Agora a Linha 2 – Verde tem sistema de ventilação

Quase duas décadas depois de muito sofrimento por conta da insegurança, poluição e calor das estações da Linha 2 – Verde, metroviários e usuários foram contemplados com a instalação dos equipamentos do sistema de ventilação

Em janeiro de 1991 o governo do Estado inaugurou a Linha 2 – Verde sem a instalação de um sistema de ventilação, o que sempre expôs os metroviários e usuários a altas temperaturas e muita poluição, sem contar com a falta de segurança em caso de incêndio, por exemplo.

Isso levou o Sindicato a promover diversas ações para pressionar o governo a instalar um sistema de ventilação no ramal Paulista. Esta mobilização também teve forte apelo da população, que reconhecia as péssimas condições daquelas estações.

Cerca de 20 mil usuários subscreveram um abaixo-assinado proposto pelo Sindicato, para que o governo Covas, à época, atendesse aquela justa reivindicação. Além disso, o Sindicato recebeu diversas mensagens de solidariedade de cidadãos e teve sua cobrança legitimada pela imprensa, que ecoou o drama vivido pela categoria e população, e figurou o desleixo com que o governo Covas tratava o Metrô, seus usuários e a população.

O abaixo-assinado foi entregue ao então presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Walter Feldman, e ao secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. Uma cópia também foi enviada ao Ministério Público.

Sem desistir da luta, dois anos depois, o Sindicato participou de uma mesa redonda na Delegacia Regional do Trabalho para tratar sobre o tema, quando ficou acertado que o Metrô deveria apresentar um plano de emergência no prazo de um mês.

De lá pra cá, o Sindicato e a categoria continuaram pressionado a empresa, sempre pautando esta reivindicação nas reuniões de negociação. Porém, sem êxito.

Agora, quase 10 anos depois, os metroviários e a população tiveram sua reivindicação atendida, e poderão sair do sufoco que era as estações da Linha 2 – Verde.

Parece até um presente pelo Dia Nacional dos Metroviários (26/10) com muita luta!