Alta médica para positivos de Covid-19 é absurda

O Sindicato e as CIPAs têm questionado a prática do Departamento Médico de dar alta a metroviários com teste positivo de Covid-19. O Departamento alega estar amparado em um protocolo da área da saúde. Consideramos grave essa situação porque o exame positivo indica que pode ter ocorrido ampliação da contaminação no local de trabalho. A Intercipas solicitará por escrito qual protocolo está sendo adotado pelo Departamento Médico

Já com relação ao retorno dos metroviários após segunda dose da vacina, o Presidente emitiu um ato determinando a volta após 15 dias de todos os metroviários em home office e à disposição. Para os especialistas, a imunidade coletiva é atingida após 70% da população vacinada. Pela previsão do governo do estado, chegaremos nesse número antes do final do ano.

Além disso, há variantes em circulação no País que podem levar ao agravamento da doença de companheiros com mais de uma comorbidade, imunidade baixa e outros problemas de saúde. A Intercipas solicitará resposta de qual será a tratativa para esses casos e os vice-presidentes defendem que seja garantido a esses companheiros a continuidade do isolamento.

O Sindicato vê com muita preocupação a postura do Metrô com relação à Covid-19. Já temos ao menos 27 mortos por conta da pandemia. O Sindicato entrará em contato com a empresa para tratar dessas questões.